A comunidade de São Sebastião do Soberbo, distrito de Santa Cruz do Escalvado (MG) promoveu um exemplo de cidadania e solidariedade em uma ação voluntária ao reformar a casa de uma das moradoras, construída nos fundos da casa da irmã, reassentada do distrito.
Luzia Aquiles está com a casa reformada devido ao voluntariado de moradores de Nova Soberbo que trabalharam se revezando e aos finais de semana para proporcionar mais conforto à vizinha. Os voluntários abriram mão do tempo livre para ajudar a moradora, com a ajuda da UHE Risoleta Neves, que auxiliou na organização da rotina dos voluntários e na disponibilização dos materiais de construção e equipamentos necessários.
Para o gerente socioambiental e de relações institucionais da UHE Risoleta Neves, Marcelo Micherif, o resultado desse trabalho solidário superou as expectativas. “O empreendimento participou auxiliando e incentivando a ação solidária promovida pela iniciativa da própria comunidade, um resultado em prol do desenvolvimento local”, explica.
Para a assistente social do empreendimento, Luximar Araújo, que acompanhou toda a reforma e foi uma das responsáveis para auxiliar e mobilizar os voluntários, a ação desenvolve a comunidade como um todo, gerando benefícios para todos. “A obra na casa da Luzia proporcionou mais qualidade de vida para ela e um sentimento de cooperação paras os envolvidos”, relata.
Desenvolvimento e resultados
Com o passar dos meses e desenvolvimento da obra, foram surgindo mais pessoas para realizar diferentes tarefas. Para a família da Luzia, a colaboração dos vizinhos e amigos foi muito importante. “Nós, sozinhos, não tínhamos condições de cuidar da reforma da casa. Contar com a união e ajuda de pessoas da comunidade para proporcionar melhorias e conforto para Luzia é uma alegria imensa”, compartilha Rosa de Souza Santos, irmã da moradora.
A ação solidária rendeu bons furtos também aos voluntários da iniciativa. “Eu estava sem trabalhar quando recebi o convite para ajudar na reforma. Resolvi participar e, além de poder proporcionar uma melhoria para a Luzia, fiz contatos profissionais e conquistei emprego em uma empreiteira da região”, comemora Edson Fernandes.