O PAE é um documento que contém as diretrizes de como a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves e a Samarco devem agir em uma situação de emergência, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil.
Os municípios localizados abaixo da barragem possuem um sistema de alerta e de prevenção. Ele existe para que a população seja avisada de forma eficaz e será acionado quando uma situação de emergência acontecer.
Importante
As estruturas da UHE Risoleta Neves continuam seguras e são monitoradas 24h por dia, 7 dias por semana
Entenda o que é e como funciona o Sistema de Alerta
Sirene: O som da sirene é a mensagem de alerta para a população seguir para a rota de fuga mais próxima.
Rota de Fuga: É um trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área.
Ponto de Encontro: É o local sinalizado como seguro para permanência de pessoas em caso de evacuação.
O que fazer se a sirene tocar?
Siga as orientações e mantenha-se seguro:
1. Pare o que estiver fazendo e siga a Rota de Fuga, com calma e de forma segura, até o Ponto de Encontro. O caminho está sinalizado, preste atenção na orientação das placas.
2. Não retorne para pegar objetos ou pertences. Tenha com você apenas os seus documentos pessoais de identificação. A prioridade é a sua segurança.
3. Se estiver em condições, auxilie crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais a seguir pela Rota de Fuga, até o Ponto de Encontro mais próximo.
4. Se estiver em casa, não deixe animais presos a correntes.
5. O Ponto de Encontro é um local seguro para a permanência de pessoas. Aguarde as orientações das autoridades e órgãos de proteção.
Testes Mensais
Testes sonoro das sirenes de emergência, acontecem todo dia 10, às 10h.
Esta é uma ação preventiva, coordenada pela Defesa Civil Municipal, para que a população esteja familiarizada com o sinal de alerta. Não é necessário parar suas atividades ou se dirigir aos pontos de encontro.