Idioma

Exposição “10 Anos de Histórias” recebe visitantes em Soberbo

Entre os dias 27 e 29 de maio a comunidade de São Sebastião do Soberbo pode visitar e conhecer melhor as histórias dos reassentamentos por meio da exposição “10 Anos de Histórias”.

Cerca de 200 visitantes puderam vivenciar a exposição interativa que por meio de fotos históricas e atuais do empreendimento e dos moradores das comunidades reassentadas, contou momentos desses 10 anos através das históriMoradores de Soberbo visitam a exposiçãoas das pessoas, com suas lembranças.

Para João Agripino, a exposição foi uma forma interessante de contar e relembrar as histórias que passaram. “Passa um filme em nossa cabeça. É bom lembrar das histórias, é bom também ver onde estamos, como melhoramos”, comenta.

A exposição segue para a UHE Risoleta Neves onde ficará para apreciação das visitas que ocorrerem. Além disso, servirá de inspiração e conhecimento para os alunos que concorrerão ao Concurso de Redação 2015.

Sobre a exposição

A exposição “10 Anos de Histórias” surgiu em celebração dos 10 anos de operação da UHE Risoleta Neves e dos reassentamentos rurais e urbano. Desse modo, foi necessário realizar um levantamento histórico tanto do empreendimento como da comunidade.

Desse modo, para construir uma exposição interativa, foi criado um mural, construído com 50 fotos em tamanhos variados, que guardam em seu interior a história do empreendimento e das comunidades, por meio dos olhares e lembranças (fotos) dos moradores.

Para descobrir o que há do outro lado da instalação, os visitantes devem olhar através do buraco feito em cada foto atual. Algumas dessas imagens de personagens da comunidade possuem depoimentos que contam lembranças, histórias, casos sobre essa década vivida

A proposta é levar o público a olhar essa década de história através dos retratos, olhares e depoimentos dos moradores reassentados, destacando a história da usina e o envolvimento do empreendimento com esses públicos.

Outras notícias

Programa de visitas

Conheça o programa de visitas da Candonga.