A região da Zona da Mata de Minas Gerais possui um mercado têxtil de confecção e facção relevante. Em Nova Soberbo, distrito de Santa Cruz do Escalvado, um grupo de moradores se reuniu para se qualificar na área e fortalecer o projeto de malharia, que vem sendo desenvolvido há três anos.
Assim, na última terça-feira, dia 27 de maio, 13 moradoras do distrito concluíram o curso de capacitação profissional de Corte e Costura oferecido pelo Consórcio Candonga em parceria com a Associação dos Moradores de São Sebastião do Soberbo.
As costureiras, durante sete meses, aprenderam técnicas de modelagem e costura em geral. domain info . “Descobri uma habilidade que não imaginei que teria. Aprender a modelar a peça, cortar e confeccionar foi uma experiência enriquecedora e estimulante, pois vejo perspectiva de seguir nessa profissão, além de me especializar”, comenta Gisele Flaviane de Paula.
Para Sérgio Val, diretor do Consórcio Candonga, estimular a capacitação profissional da comunidade é um caminho promissor para qualificação e geração de renda. “A expectativa é que esse grupo se consolide e consiga trabalhar, de forma cooperada, gerando trabalho e renda para a comunidade”, explica.
Para Vilma de Castro, instrutora do curso, as costureiras tiveram um bom aproveitamento e desempenho, produzindo com qualidade para atender aos requisitos exigidos pelo mercado. “O grupo aprendeu todo o processo de forma a desenvolver um trabalho de qualidade, com uma produção eficaz e cuidadosa, atendendo aos padrões do mercado”, esclarece.
Daniel de Paula dos Santos, presidente da Coopsoberbo, incentivou o grupo a trabalhar de forma cooperada na comunidade. “Todas as costureiras podem se cooperar à Coopsoberbo para desenvolver seus trabalhos, se qualificando e conquistando cada vez mais mercado”, convida.
A expectativa é que as concluintes desenvolvam o trabalho de forma cooperada, promovendo o desenvolvimento regional e a geração de renda para a comunidade.
Sobre a Coopsoberbo
A cooperativa de trabalho Coopsoberbo foi fundada em março deste ano para a comercialização e prestação de serviços por membros da comunidade de Nova Soberbo.
Trabalhos e produtos como prestação de serviços, malharia, panificação e trabalhos manuais são ofertados pela cooperativa, com sede no próprio distrito.