No dia 24 de maio aconteceu o 4º Curso de Qualificação de Professores em Educação Ambiental do Consórcio Candonga. Na oportunidade, professores e funcionários das redes municipal e estadual de educação, participaram de palestra e oficina para desenvolvimento de projetos com os alunos, voltados para temas que envolvem educação ambiental.
O Curso de Qualificação é voltado para os professores, priorizando as escolas municipais e estaduais localizadas nas cidades que estão na área de relacionamento da UHE Risoleta Neves. O objetivo dessa ação é proporcionar um momento em que professores e o empreendimento possam trocar experiências sobre formas de desenvolver trabalhos que abordem temas sobre a educação ambiental.
Para José Maria Carvalho, coordenador ambiental do Consórcio Candonga, o curso é uma oportunidade de agregar e compartilhar experiências e conhecimentos aos educadores, que são a base para a formação e conscientização dos alunos, para auxiliar na educação, no sentido de melhoria ambiental. “É na escola que se encontra o ambiente propício para essa forma de educação se promova. Buscamos ser parceiros auxiliando no desenvolvimento da qualificação e instrução dos facilitadores, agregando conhecimento”, esclarece.
Os participantes discutiram conceito, significado e prática sobre a Educação Ambiental, além de compartilharem experiências sobre o tema por meio de projetos desenvolvidos a partir da pesquisa na escola.
Para Derly Aparecida Ferraz Souza, secretaria de Educação de Santa Cruz do Escalvado, esses momentos são importantes para a elaboração de propostas e projetos com os alunos sobre temas relevantes. “A escola é o canal para realização e desenvolvimento de projetos. Momentos em que podemos reunir, qualificar e trocar experiências é de muito valor e resulta em bons resultados”.
Em Rio Doce, toda a prática desenvolvida com os alunos nas escolas é replicada para a comunidade, disseminando o conhecimento. “Conscientizando as crianças, elas reproduzem em suas casas, sobre a conservação do meio ambiente, o que proporciona um retorno tanto para a escola quanto para a comunidade”, relata Marlene da Silva, secretaria de Educação de Rio Doce.
Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental do Consórcio Candonga busca estimular o surgimento de valores que contribuam para o estabelecimento de uma relação sustentável entre o ser humano e o meio ambiente, considerando os aspectos socioculturais, físicos e bióticos, visando à conservação dos recursos naturais.
Para despertar a consciência ambiental, são desenvolvidas continuamente ações que promovam o conhecimento, despertem habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente com a comunidade e instituições escolares dos munícipios de Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce e Ponte Nova.