O projeto de Malharia da Cooperativa de Trabalho Coopsoberbo, do distrito de São Sebastião do Soberbo, pertencente à Santa Cruz do Escalvado (MG), está conquistando mercado e aumentando a produção por meio de parcerias promovidas com o auxílio da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves.
Desde julho deste ano, a UHE Risoleta Neves tem promovido uma série de encontros e apresentações dos fornecedores do empreendimento à Cooperativa de Trabalho, possibilitando que os cooperados apresentassem a infraestrutura da Coopsoberbo e a oferta de produtos e serviços disponíveis.
Fruto desses encontros, no mês de agosto, a Malharia fechou uma parceria com um fornecedor produtor de uniformes empresariais da região centro-oeste do Estado, que irá proporcionar às cooperadas do projeto, o volume de trabalho de cerca de 3.000 peças para facção até o final do ano.
Para Cristina Eli, cooperada e costureira da Malharia, esse momento é de muito trabalho e poderá trazer bons resultados. “Para nós do projeto, é uma grande expectativa. Estamos começando a ganhar mercado e essa parceria vai ser muito boa, trazendo bastante serviços e proporcionando experiência na área de facção”, comenta.
Para a analista socioambiental do empreendimento, Cristiane Vilela, que acompanhou todo o processo de aproximação e apresentação dos fornecedores à cooperativa, a proposta é aproximar o grupo do mercado de trabalho. “Trouxemos para os cooperados a oportunidade de ampliar a lista de compradores dos serviços e dos produtos que eles fazem, como, por exemplo, os uniformes pela malharia. A possibilidade de gerar renda e trabalho sustentável aos cooperados é resultado do trabalho que vem sido desenvolvido com a comunidade”, relata.
Sobre a Coopsoberbo
Fundada em março deste ano, a Cooperativa de Trabalho Coopsoberbo oferece produtos e serviços como malharia e serviços gerais, como recuperação de taludes e encostas e plantio de mata ciliar, dentre outros serviços. A cooperativa é uma oportunidade para a comunidade se estruturar e profissionalizar para comercialização dos bens e serviços produzidos. Além disso, é uma forma de gerar trabalho e renda para a comunidade.
Sobre a Malharia
O grupo de Malharia de Nova Soberbo iniciou sua atuação em 2010 desenvolvendo confecção de vestuário em geral e especializando na costura de uniformes para empresas, além das blusas em malha. Com o desenvolvimento dos trabalhos, o projeto se consolidou e hoje faz parte da Coopsoberbo, se profissionalizando e ganhando estrutura para conquistar o mercado. Além de amplo espaço para produção, o projeto conta com 20 máquinas dentre os modelos reta, overlock, zig zag e interlock.