Na última quinta-feira (18/06) aconteceu a seleção e premiação do Edital de Projetos em Educação Ambiental nas Escolas no Centro Cultural de Rio Doce. Dentre os seis projetos concorrentes, as escolas Lucília Lobo Pereira Martins, municipal de Rio Doce, e Dr. Otávio Soares, estadual de Santa Cruz do Escalvado, foram os selecionados para desenvolverem seus projetos.
A comissão julgadora, formada por secretários e membros do sistema educacional dos dois municípios de atuação do empreendimento, avaliou os seis projetos seguindo os critérios de alinhamento do projeto com a proposta do edital, objetivos, metodologia, abrangência e viabilidade, selecionando duas propostas para serem executadas no segundo semestre de 2015.
O projeto “Brincar e descobrir como preservar o meio ambiente reciclando, reduzindo, recuperando e reduzindo” da Escola Municipal Lucília Lobo Pereira Martins de Rio Doce foi um dos selecionados pelos jurados. Com o objetivo de envolver os alunos nas questões ambientais e o uso consciente dos recursos naturais, a escola envolverá 55 alunos da educação infantil para trabalhar com o tema. Para Carla Brangioni, coordenadora pedagógica, trabalhar temas ambientais envolvendo a conscientização dos alunos e a formação cidadã é enriquecedor. “Estamos muito orgulhosos de conseguir desenvolver mais este projeto. Esperamos que consigamos alcançar nosso objetivo para que nossas crianças possam crescer como agentes transformadores do ambiente em que vivem”, comenta.
Já o segundo ganhador foi o projeto “Água: recurso vital, saúde e energia” da Escola Estadual Dr. Otávio Soares, que irá trabalhar a preservação de nascentes e atitudes que promovam o uso consciente dos recursos hídricos envolvendo 29 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Para João Bosco da Silva Jales, supervisor, envolver os alunos nas questões ambientais é importante para a formação deles. “Estamos satisfeitos em participar. Executar esse projeto vai ser enriquecedor para todos nós”, comemora.
O objetivo do Edital é estimular a formação de indivíduos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. “Desenvolver projetos e ações em parceria com a comunidade escolar é muito importante para o empreendimento. Poder compartilhar as iniciativas buscando a integração entre os alunos, as disciplinas e o meio em que vive é o caminho para desenvolver cidadãos conscientes”, comenta Sara Lazzuri, analista ambiental da UHE Risoleta Neves.
A UHE Risoleta Neves contribuirá com suporte técnico de especialistas na área para desenvolvimento dos projetos, bem como o suporte financeiro a ser definido no edital de projetos.