Idioma

UHE Risoleta Neves celebra 10 anos de operação

Na última quinta-feira (20), a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves celebrou os 10 anos de operação e geração de energia. Iniciando suas atividades em 2004, o empreendimento está localizado no rio Doce, entre os munícipios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, na zona da Mata mineira. “Completar uma década de operação é um orgulho para nós. Acreditamos estar contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da região. Viver o presente, considerando os aprendizados e desafios superados, nos proporcionam os caminhos e diretrizes par ações futuras, com base no diálogo entre os diferentes públicos que nos relacionamos”, diz Igor Olandim, diretor da UHE Risoleta Neves.

Com uma capacidade instalada de geração de 140 MW/h, com três unidades geradoras, a usina consegue suprir o fornecimento de energia de uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, o que equivale a atender cidades como Ponte Nova, Viçosa, Guaraciaba, Ouro Preto, Mariana, Ubá, dentre outras cidades da zona da mata, simultaneamente.

Além disso, a usina é do tipo fio d’água, o que permite que ela opere em níveis praticamente constantes, com poucas flutuações da água, sendo que toda a água que chega, é devolvida ao leito do rio, percorrendo seu curso. Usinas hidrelétricas desse tipo geram uma energia limpa, sem a produção de resíduos, como observa Nilton Braz, coordenador de Operação e Manutenção. “Transformar a água dos rios em energia é uma geração de energia “limpa”, uma vez que se utiliza do recurso natural já disponível e que retorna para o meio sem intervenções”, explica.

Cuidado com o Meio Ambiente

Ao longo dessa década de funcionamento, e até mesmo antes de sua implantação, a UHE Risoleta Neves está atenta aos cuidados com o meio ambiente e desenvolve diversas iniciativas, como estudos e monitoramentos do lago, recuperação de solos e áreas degradas, plantios de vegetação nativa e estudos da fauna aquática, buscando contribuir para a melhoria das condições dos ecossistemas da região.

Além disso, o empreendimento desenvolve um Programa de Educação Ambiental que busca estimular o surgimento de valores que contribuam para o estabelecimento de uma relação sustentável entre o ser humano e o meio ambiente, considerando os aspectos socioculturais, físicos e bióticos, visando à conservação dos recursos naturais.

Responsabilidade Social

Em busca do desenvolvimento humano e da qualidade de vida das comunidades rurais e urbana de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado realocadas pela UHE Risoleta Neves, o empreendimento busca pautar seu relacionamento de forma participativa e corresponsável com essas comunidades.

A UHE Risoleta Neves busca contribuir permanentemente para o desenvolvimento econômico, social, educacional e cultural das comunidades locais, incentivando novas formas de produção, estimulando a consolidação de entidades representativas e promovendo atividades socioambientais. “Buscamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio de iniciativas que estimulem a reflexão sobre o exercício de convivência, cidadania, saúde e bem-estar”, explica Frederick Nunes, coordenador Social.

Outras notícias

Programa de visitas

Conheça o programa de visitas da Candonga.